Plano de Aula- Geometria plana
Competências
e Habilidades
Saber
realizar operações com números naturais de modo significativo (adição,
subtração, multiplicação, divisão, potenciação);
Saber
realizar e compreender o significado das operações de adição e subtração de
números decimais;
Saber
identificar e classificar formas planas contextos concretos e por meio de suas
representações em desenhos e em malhas;
Compreender
a noção de área de uma figura, sabendo calcula-los por meio de recursos de
contagem.
Conteúdos
Números
naturais
Operações
básicas (+, X).
Números
decimais
Operações
básicas (+, X).
Formas
geométricas
Formas
planas;
Calculo
de área .
Metodologia:
Atividades
contextualizadas narrativas;
Atividades contextualizadas envolvendo indução,
demonstração, ilustração e exemplificação de conceitos;
Atividades individuais ou em grupo;
Atividades contextualizadas relacionadas com o uso
de softwares matemáticos;
Resolução de problemas pré-selecionados.
Recursos didáticos:
Currículo Oficial do Estado de São Paulo;
Coleção de livros didáticos;
Vídeos de história Matemática
Vídeos de história Matemática
Material didático metodológico manipulativo
(geoplano) ou papel quadriculado.
Avaliação:
Avaliação continua (avalia o interesse e a
participação);
Trabalhos individuais ou em grupos;
Resolução de listas de exercícios;
Avaliação dissertativa;
Autora: Julia Ferreira dos Santos
Narrativa: Medidas de superfície
O homem começa a medir
Durante muito tempo, o homem usou partes
do seu corpo (o pé, a mão, o braço, os dedos) como unidades para medir
comprimentos. Os egípcios usavam como unidade para medir comprimentos o cúbito,
definido há 2 000 anos A.C. como a distância do cotovelo até a ponta do
dedo médio. Como as pessoas tinham tamanhos diferentes, o cúbito variava de uma
pessoa para outra, causando confusão. Em vista disso, os egípcios resolveram
fixar um cúbito-padrão, construído em barras de pedra ou barras de
madeira.
Para medir
grandes extensões não era cômodo o uso de bastões cujo comprimento fosse igual a
um cúbito-padrão. Os egípcios passaram, então, a usar cordas que continham nós
espalhados a intervalos iguais; cada intervalo entre dois nós correspondia a 10
cúbitos. Com isso, os egípcios puderam medir, mais facilmente, grandes
distâncias.
Outros povos da época também tinham cúbitos-
cúbitos-padrão:
O cúbito-padrão dos sumérios, que media 49,5
centímetros;
O cúbito-padrão dos assírios,
que media 54,9 centímetros.
Os romanos usavam o pé
(aproximadamente 29 centímetros) para pequenas distâncias, e o passo duplo
para medir grandes distâncias. Mil passos duplos constituíam uma nova
unidade: a milha (sua origem vem do latim milia passuum = 1 milhar de passos). Esta unidade ainda hoje é usada, com algumas
modificações, e vale 1 609 metros, aproximadamente.
Na Inglaterra, as unidades mais
usadas eram a polegada, o pé, a milha e a jarda. O
pé e a milha constituíam uma herança dos romanos, que dominaram a Inglaterra do
século I ao século V de nossa era.
A jarda inglesa, que
vem da palavra yard e significa varas, foi definida como a distância entre a ponta
do nariz do rei Henrique I e a ponta do seu dedo polegar, com o braço esticado.
A jarda inglesa equivale a 92 centímetros, aproximadamente, e foram construídas
barras metálicas de 1 jarda, a exemplo do que fizeram os outros povos com o
cúbito-padrão.
Com o desenvolvimento do comércio e das cidades, desentendimentos e
desencontros se tornaram frequentes, pois surgiam diferenças muito grandes
entre os resultados. Além disso, as grandes navegações e os avanços na
Astronomia trouxeram a necessidade de medir distâncias muito grandes, bem
superiores aos padrões que tiveram origem no corpo humano. Surgiu, então, o sistema métrico
decimal.
Mas como medir uma
área uma dessas áreas anteriores?
A única maneira é usar uma figura
como referencia, para que desta maneira possamos contar quantas serão usadas,
mas qual figura seria a ideal?
Vamos fazer um teste com os
polígonos regulares (triângulo, quadrado, pentágono e hexágono) e também com o
círculo.
Ao tentar preencher com esses
diferentes polígonos, vemos que o tanto o pentágono como círculo deixam
buracos, e que com os triângulos e com os hexágonos fica muito trabalhoso e
difícil de contar, pois é fácil de confundir e perder a conta, logo o único que
sobrou que é de fácil construção, fácil contagem e não deixa buracos é o
quadrado e por esse motivo é usado para medir a área de figuras planas e quando
fazemos essa medição falamos em “unidades quadradas”, pois apenas estamos
contando o número de quadrados de lado “1unidade” preenchem a figura.
Autora: Julia Ferreira dos Santos
Atividade: Calculando a área do quadrado
e do retângulo usando o geoplano
Na narrativa
anterior Medidas de superfície, vimos o porquê
de se usar medidas quadradas.
Nesta atividade os alunos terão, com o auxilio de um geoplano ou papel
quadriculado, que construir quadrados de diferentes tamanhos.
Após a construção os
alunos devem comparar a medida lateral de cada quadrado e o número de
quadradinhos contidos.
Após a construção eles terão que analisar qual é a
relação entra a medida lateral e o número de quadradinhos:
1 1
= 1 5 5 = 25
3
2 = 4 6
6 = 36
3 3
= 9 4 4 = 16
Operação: multiplicação
Definição formal: Área=
Lado X Lado
Área
do retângulo
Para calcular a área do retângulo eles deverão repetir
r o mesmo processo utilizado no calculo da área do quadrado, e analisar os
resultados obtidos:
Definição formal: Lado X
Lado
Autora: Julia Ferreira dos Santos
Atividade: Resolução de problemas: Planta baixa
A planta baixa representada na
imagem é da casa de Ana. Nessa planta, estão indicadas algumas medidas dos cômodos. Calcule a
área de cada cómodo da casa de Ana e determine a área total da casa de Ana.
Autora: Julia Ferreira dos Santos
Atividade: GEOMETRIA ENVOLVENDO NARRATIVA
Objetivos:
Diagnosticar conhecimentos prévios sobre Geometria
Introduzir o assunto dando significado e aplicabilidade ao conteúdo
Conhecer a história da geometria
Desenvolver as competências leitora e escritora
Desenvolvimento:
Mostrar o vídeo do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=awQvKJbPMqE , que conta a origem da geometria e principais colaboradores, além de apresentar questionamentos que podem ser usados como atividade , pedindo aos alunos que respondam as questões através de produção escrita.
Outro vídeo pode ser aplicado como complemento, por apresentar retrospecto da história e aplicações, de forma mais divertida e atual: https://www.youtube.com/watch?v=L1TQ89UYlvI
Para finalizar a atividade pode-se pedir que os alunos criem uma situação-problema com áreas, envolvendo problemas de território e cobrança de impostos, como na origem egípcia.
Perfeito!
ResponderExcluirParabéns a equipe que tão bem trabalho nesse plano apresentado.