Área aproximada da superfície superior de folhas de plantas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Calcular a área aproximada de superfícies planas
irregulares.
Construir figuras irregulares usando malha quadriculada e o
software Geogebra.
Duração das atividades
2 aulas (uma em sala de aula e outra na Sala de Recursos
Tecnológicos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos devem saber calcular área de figuras retangulares.
Estratégias e recursos da aula
1ª Etapa:
Escolha uma folha de alguma planta que você saiba o nome e
que não seja maior que a folha sulfite tamanho A4. Faça o decalque dessa folha
usando um papel quadriculado e giz de cera: coloque a folha debaixo do papel
quadriculado e pressione o giz deitado sobre ela marcando a área de sua
superfície. Complete o contorno usando lápis. Marque com pontos o cruzamento do
contorno da folha com as linhas da malha quadriculada.
2ª Etapa:
Fixe a folha da planta nessa folha usando fita adesiva
transparente e identifique-a com seu nome. Cole também o papel quadriculado
marcado com o contorno da folha.
3ª Etapa:
Calcule a área da folha de acordo com o método da média
aritmética, ensinado em sala de aula.
Usando a malha quadriculada para calcular a área de uma
figura plana
1º Passo: Contamos o número de unidades da malha contidas
totalmente na região da folha. Exemplo: 12 unidades
2º Passo: Contamos o maior número de unidades que envolve a
folha, ou seja, que a folha “toca”. Exemplo: 12+18 = 30 unidades
3º Passo: Calculamos a média aritmética entre as duas
unidades contadas na malha quadriculada. Exemplo: (12 + 30)/2 = 21 cm²)
4ª Etapa: (Será completada na Sala de Recursos Tecnológicos
Os pontos do contorno da folha que cortam a malha
quadriculada ajudam a desenhar o polígono semelhante a sua forma, usando o
software GeoGebra, conforme orientação acima.
Usando esse programa vamos calcular a área da superfície da
folha, imprimir a figura e fazer comparações.
O software GeoGebra cálculou uma área igual a 19,3 cm².
ÁREA DA SUPERFÍCIE DE UMA FOLHA DE ÁRVORE
FOLHA DE INSTRUÇÕES (SOFTWARE GEOGEBRA)
1. Abra o software
(programa) GeoGebra.
2. Clique no menu
Arquivo e selecione Gravar como. Digite o nome do arquivo (File name): FOLHA DE
... nome da planta(Aluno 1 e Aluno 2). Salve o arquivo na pasta da sua turma.
3. Selecione a
ferramenta Inserir texto (IX/3) e clique sobre a área de trabalho, onde deseja
que o texto apareça. Digite: Alunos: Nome completo 1 e Nome completo 2. Dê um
Enter no teclado. Digite a Data. Clique em aplicar.
4. Selecione a
ferramenta Inserir texto (IX/3) e clique sobre a área de trabalho, onde deseja
que o título da atividade, apareça. Digite: ÁREA DA SUPERFÍCIE DE UMA FOLHA DE
ÁRVORE. Clique em aplicar.
5. Clique com o botão
direito do mouse sobre o título da atividade e selecione Propriedades.
Selecione a guia Cor e escolha a cor que desejar. Escolha a guia Texto e mude o
tamanho da fonte (letra) para 18 e clique em N para que o texto fique em
negrito. Depois clique em fechar.
6. Selecione a
ferramenta Mover (I/1). Clique sobre o texto, segure o mouse pressionado e
arraste-o para posicioná-lo melhor, caso não tenha ficado no lugar desejado.
7. No menu Exibir
clique em Malhas para que esta fique visível e em Eixos para que estes fiquem
ocultos.
8. Clique na área de
visualização com o botão direito do mouse. Selecione a guia Malha, selecione
negrito, a cor que desejar e Estilo das Linhas igual a ____.
9. Clique no Menu
Opções. Selecione Rotular e depois Menos para objetos novos.
10. Selecione a
ferramenta Polígono (V/1). Construa o polígono que representa a folha que você
escolheu.
11. Clique com o
botão direito do mouse sobre figura e selecione Propriedades. Selecione a guia
cor e escolha um tom de verde. Selecione a guia estilo e aumente a espessura da
reta para 9 (nove) e o preenchimento para 50. Depois clique em fechar.
12. Clique com o
botão direito do mouse sobre um dos pontos e selecione Propriedades. Clique
sobre a palavra Ponto para selecionar todos os pontos. Selecione a guia Básico
e desmarque Exibir Objeto.
13. Selecione a
ferramenta Área (VIII/4). Clique sobre o polígono para medir área.
14. Selecione a
ferramenta Distância, comprimento ou perímetro (VIII/3). Clique sobre o
polígono para medir área.
ATENÇÃO: Para facilitar o desenvolvimento de nossas
atividades, usamos um código para ajudar na localização da ferramenta
necessária: o número romano representa a localização da Caixa de Ferramentas e
o algarismo indo-arábico representa a localização da ferramenta dentro dessa
caixa. Assim, o código (VII/3) indica que a ferramenta necessária é a terceira
da sétima Caixa de Ferramentas.
Recursos Complementares
Sugerimos o blog OS ALUNOS QUE EXPLORAVAM... para pesquisar
atividades aplicadas usando o programa GeoGebra.
Avaliação
Avaliar a capacidade do aluno de transpor as marcas dos
pontos da malha quadriculada para a malha do software GeoGebra.
Avaliar a capacidade dos alunos de ler, interpretar e seguir
os passos para realizar a atividade usando as ferramentas do software GeoGebra.
Discutir com os alunos as pequenas diferenças entre os
resultados obtidos pelos métodos diferentes de calcular a área.
POSTADO POR IVONETE TORRES
Nenhum comentário:
Postar um comentário